Notícias

icon

AMUNPAR sedia etapa teórica do programa Patrulheiros da Sustentabilidade com participação de 114 servidores

image description
image description
image description
image description
image description
image description

Nos dias 22, 23, 27, 28 e 29 de maio, aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – AMUNPAR, a realização da etapa teórica do programa Patrulheiros da Sustentabilidade, reunindo servidores de municípios associados para capacitação técnica.

Ao todo, participaram 114 servidores dos municípios da região, fortalecendo a qualificação profissional voltada à operação de máquinas da linha amarela, como motoniveladoras, tratores, pás carregadeiras, escavadeiras e rolos compactadores. A etapa teórica foi concluída durante o encontro, enquanto as atividades práticas terão continuidade na próxima semana.

O programa Patrulheiros da Sustentabilidade, lançado em dezembro de 2025 e coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, é uma extensão do programa estadual Estrada Boa Rural, voltado à qualificação profissional de operadores de máquinas pesadas e à conservação do solo e da água no estado do Paraná.

A iniciativa busca promover melhorias na trafegabilidade das estradas rurais, reduzir o assoreamento de rios, ampliar a proteção do solo e fortalecer a agricultura regional por meio da capacitação técnica dos profissionais que atuam diretamente na manutenção da infraestrutura rural.

Os cursos possuem carga horária de 80 horas e são ministrados pela Universidade Estadual de Maringá, com apoio da Fundação Araucária, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI e do Sistema Estadual da Agricultura, que reúne a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a Centrais de Abastecimento do Paraná e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

A AMUNPAR reforça seu compromisso em apoiar ações de capacitação e desenvolvimento regional, promovendo iniciativas que beneficiem diretamente os municípios associados e contribuam para o fortalecimento da gestão pública regional.